Considero que esta travessia é em absoluto necessária, mas que não urgente.
Aconselho a quem se interessar por este assunto a ler o artigo publicado no último número (de Maio/Junho) da revista “Logística hoje” com o relato do encontro promovido sobre este tema pela Sociedade de Geografia de Lisboa, no passado dia 13 de Março, em que foram analisadas 4 possiveis localizações para esta travessia.
De momento acho que devem ser considerar estas 4 localizações.
Não vou, neste encontro, discutir qual delas poderá ser a preferivel.
Mas permito-me dizer que é em absoluto impossivel – não tem o mínimo sentido -, decidir a nova travessia ferroviária do Tejo sem simultaneamente decidir o trajecto do futuro TGV de Lisboa para o Porto, que não é de modo nenhum urgente, mas que um dia será feito.
No dia 4 de Junho haverá na Sociedade de Geografia de Lisboa um encontro sobre “Os impactos sobre Lisboa da travessia ferroviária do Tejo e da chegada do TGV à cidade.” Penso desejavel que noutros municípios, nomeadamente no Barreiro e em Vila Franca , sejam feitos debates semelhantes.
Sendo certo que todas as possiveis travessias têm impactos ambientais, penso que as associações ambientalistas devem ser convidadas a estudar o assunto e a pronunciarem-se previamente sobre qual a localização, ou localizações, que, do ponto de vista ambiental, acham preferivel.
Temos tempo para estudar estes assuntos.
As mais recentes notícias de Espanha revelam que há algum atraso na construção da linha de Badajoz a Madrid.
Podemos, do nosso lado, concentrar-nos na construção da linha de Badajoz ao Pinhal Novo (com passagem pelo Poceirão) que tem, desde logo, imensas vantagens para nós.
Com esta linha construida, fica assegurada a ligação por TGV de Madrid à Àrea Metropolitana de Lisboa (que tem 2 milhões e meio de habitantes) . É mais facil ir de manhã de carro de Cascais ao Pinhal Novo, do que de Cascais às Olaias. A ligação a Lisboa ( que tem 650 mil habitantes) pode assim ficar para mais tarde.
António Brotas
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4 comentários:
Caros Amigos:
Não vale a pena estarem a discutir a localização da ponte em Chelas enquanto não decidirem onde fica a futura estação ferroviária que entroncará a linha do Norte em AVE com a linha de AVE vinda de Espanha.
Se o que mais importa é a ligação ferroviária digam-nos então onde fica essa estação
Orlando Temes de Oliveira
Seja qual for a situação, hão-de sempre inventar mais umas oportunidades para as betoneiras que controlam o regime. É a nossa sina...
acreditem que seria bom verem a revista de marinha deste mês...é que v.exas., com o devido respeito nem sabem, nem nunca viram em que estado está o rio, esta equipa é coxa, ninguém sabe o que se está a passar no rio...lembrem-se que Sacavém inundou na maré-baixa...ou seja devia era arranjar-se uns advogados para meterem o o senhor presidente do porto de lisboa em tribunal e cada morador intentar-lhe uma acção de indeminização...mas não vejo aqui estaleca...é tudo muito soft...quando o Mar da Palha for um dique, a ponte Vsco da Gama já tem por baixo um dique, v.exas. saberão as consequências... eu emigrei...
-----Original Message-----
From: Alberto Fontes [mailto:albert.fontes@gmail.com]
Sent: 23 May 2008 17:12
To: Carvalho-Rodrigues Fernando
Subject: Assoreamento do Tejo
Caro Professor Carvalho Rodrigues,
Junto um aviso à navegação, retirado do novo portal do Instituto Hidrográfico :
Em Vigor
GL39
MONSANTORADIO
231604 UTC ABR 08
NAV. WARNING 679/08
PORTUGAL-PORTUGAL CONTINENTAL
-COSTA OESTE-PORTO DE LISBOA
-CANAL DO ALFEITE-SONDAS
REDUZIDAS
VERIFICA-SE PROLONGAMENTO
BATIMETRICA DOS 6 METROS,
70 METROS PARA O INTERIOR
DO CANAL.
DETECTADAS SONDAS REDUZIDAS
NAS SEGUINTES POSICOES/SONDA
(DATUM EUROPEU):
- 38-40.73N/009-08.03W
- 5.8 METROS
- 38-40.75N/009-08.06W
- 6.3 METROS
- 38-40.78N/009-08.01W
- 6.0 METROS
- 38-40.81N/009-07.92W
- 5.8 METROS
- 38-40.81N/009-07.98W
- 6.0 METROS
NAVEGACAO DEVE TOMAR AS
DEVIDAS PRECAUCOES.
ANAV 655/08 CANCELADO.
NNNN
Curioso, não é ? (E ainda não foi construída a nova ponte !)
Um abraço amigo
Alberto Fontes
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