segunda-feira, 9 de junho de 2008

A linha de Lisboa a Madrid e as linhas do Alentejo - António Brotas


  "Texto enviado para um jornal do Alentejo em 26 de Maio"
 
 
A linha de Lisboa a Madrid e as linhas do Alentejo
 
A possivel entrada em funcionamento dentro de poucos anos da linha de bitola europeia do Poceirão a  Badajóz tem uma importância imensa para a nossa economia.
 
No Poceirão está prevista uma plataforma logística. Com a nova linha, a nossa rede  de bitola ibérica (que converge no Poceirão) fica ligada à rede europeia de bitola europeia (“standard”) e as nossas mercadorias poderão seguir por ferrovia até à Polónia. Sem a nova linha, nem atravessariam a nossa fronteira  
quando daqui a alguns anosa a Espanha suprimir as linhas de bitola ibérica.
 
A linha do Poceirão a Caia será integrada ( integralmente ou em parte – depende da futura travessia ferroviária do Tejo) na futura linha de Lisboa a Madrid, por onde circularão comboios TGV.  Mas, para além dos comboios de mercadorias e dos TGV, por esta  linha circularão  os comboios locais  de passageiros. Esta função, que tem sido algo esquecida, deve ser considerada agora que a linha está a ser projectada.
 
É esta linha que irá reabituar os alentejanos a andar de comboio. Para isso deve ter estações perto de Vendas Novas, Montemor o Novo e Évora.  Os comboios TGV destinados a Madrid não pararão, obviamente, em todas estas terras. Nem passarão a 300 km/h  nas suas estações. 
 
Devem ser previstos desvios e neles construidas as estações onde poderão parar e ficar estacionados os comboios de trânsito local e de mercadoria . A avaliar pelos mapas que vejo nos jornais é assim que os espanhois estão a fazer em Mérida.
São os comboios de mercadorias e os de trânsito local que tornam imprescindivel e  podem rentabilizar económicamente a nova linha.
 
O acrescento (de cerca de 12 km)  do Poceirão ao Pinhal Novo (onde há uma estação da FERTAGUS) deve ser feito desde já  para os novos comboios poderem  começar a circular no Alentejo sem esperar pela travessia ferroviária do Tejo.
 
A linha do Poceirão a Caia deve ter as mesmas características da linha de Caia a Madrid  porque tem as mesmas  funções.   É por isso para mim surpreendente que se fale na construção de uma linha de bitola ibérica de Caia a Évora.  É também para mim surpreendente, que se fale numa linha directa de Sines a Évora.  O Porto de Sines tem de ter uma ligação ferroviária ao Poceirão para comboios de mercadorias. Quando esta ligação estiver pronta, as mercadorias seguirão de Sines para Espanha passando pelo Poceirão e não são as mercadorias que vão para o Poceirão que têm de passar primeiro por Évora.  Penso, assim, que estas linhas devem  ser repensadas.


António Brotas
 
Professor Jubilado do ISt

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