"Texto enviado para um jornal do Alentejo em 26 de Maio"
A linha de Lisboa a Madrid e as linhas do Alentejo
A possivel entrada em funcionamento dentro de poucos anos da linha de bitola europeia do Poceirão a Badajóz tem uma importância imensa para a nossa economia.
No Poceirão está prevista uma plataforma logística. Com a nova linha, a nossa rede de bitola ibérica (que converge no Poceirão) fica ligada à rede europeia de bitola europeia (“standard”) e as nossas mercadorias poderão seguir por ferrovia até à Polónia. Sem a nova linha, nem atravessariam a nossa fronteira
quando daqui a alguns anosa a Espanha suprimir as linhas de bitola ibérica.
quando daqui a alguns anosa a Espanha suprimir as linhas de bitola ibérica.
A linha do Poceirão a Caia será integrada ( integralmente ou em parte – depende da futura travessia ferroviária do Tejo) na futura linha de Lisboa a Madrid, por onde circularão comboios TGV. Mas, para além dos comboios de mercadorias e dos TGV, por esta linha circularão os comboios locais de passageiros. Esta função, que tem sido algo esquecida, deve ser considerada agora que a linha está a ser projectada.
É esta linha que irá reabituar os alentejanos a andar de comboio. Para isso deve ter estações perto de Vendas Novas, Montemor o Novo e Évora. Os comboios TGV destinados a Madrid não pararão, obviamente, em todas estas terras. Nem passarão a 300 km/h nas suas estações.
Devem ser previstos desvios e neles construidas as estações onde poderão parar e ficar estacionados os comboios de trânsito local e de mercadoria . A avaliar pelos mapas que vejo nos jornais é assim que os espanhois estão a fazer em Mérida.
São os comboios de mercadorias e os de trânsito local que tornam imprescindivel e podem rentabilizar económicamente a nova linha.
O acrescento (de cerca de 12 km) do Poceirão ao Pinhal Novo (onde há uma estação da FERTAGUS) deve ser feito desde já para os novos comboios poderem começar a circular no Alentejo sem esperar pela travessia ferroviária do Tejo.
A linha do Poceirão a Caia deve ter as mesmas características da linha de Caia a Madrid porque tem as mesmas funções. É por isso para mim surpreendente que se fale na construção de uma linha de bitola ibérica de Caia a Évora. É também para mim surpreendente, que se fale numa linha directa de Sines a Évora. O Porto de Sines tem de ter uma ligação ferroviária ao Poceirão para comboios de mercadorias. Quando esta ligação estiver pronta, as mercadorias seguirão de Sines para Espanha passando pelo Poceirão e não são as mercadorias que vão para o Poceirão que têm de passar primeiro por Évora. Penso, assim, que estas linhas devem ser repensadas.
António Brotas
Professor Jubilado do ISt
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